quarta-feira, 10 de outubro de 2012

GM - Picapes 2013/2015



          Depois dos hatchs e sedãs da Chevrolet, chegou a vez das picapes. A Montana foi renovada em 2010, ganhando o desenho e a plataforma do Ágile – antes ela derivava do Corsa. Com as mudanças, o pequeno utilitário ganhou mais capacidade de carga, melhor inclusive que a da antiga S10, e subiu no ranking de vendas. As duas versões disponíveis (LS e Sport) são equipadas com o motor Econoflex 1.4 de 102 cv e custam de R$30 mil a R$45 mil.

Modelo da Montana vendido atualmente.

          Depois de derivar de Corsa e Ágile, a próxima geração da Montana provavelmente derivará do Ônix, que falamos no post anterior. Quando isso ocorrer, entre 2014 e 2015, o hatch e o sedã do novíssimo projeto da GM receberão sua primeira atualização, com mudanças no design e na motorização que serão incorporadas a picape.

Chevrolet Colorado Concept. 
          Ainda entre as caminhonetes, a GM apresentou em janeiro a versão final da nova S10, derivada do conceito Colorado - que rodou os salões do automóvel do mundo em 2011 e deu as caras aqui no blog. Do antigo modelo só restou o nome e o motor 2.4 flex, que foi melhorado e juntou-se ao novo 2.8 turbo diesel de 180 cavalos de potência para equipar as mais de 10 versões da picape. 

A nova S10 cabine simples é mais voltada ao trabalho pesado...
...deixando órfãos os apreciadores da geração anterior para uso mais urbano.
A solução seria vender por aqui a bonita versão de cabine estendida ou...
...essa projeção, próxima a Ranger Sport, que também deixará saudades.
          O novo modelo disparou na liderança das vendas, seguido da Toyota Hilux, que sofreu um facelift no começo do ano. Juntas elas representam atualmente mais da metade das vendas no segmento, mas a soberania da dupla está ameaçada pela nova Ford Ranger, que começou a chegar às concessionárias no final de setembro e pode ser conferida em detalhes aqui.

Gráfico comparativo do setor de picapes médias.
          Para enfrentar a RAM 2500, que reina sozinha no mercado de picapes grandes após o fim da fabricação da Ford F-250 no Brasil, a Chevrolet poderia trazer a Silverado ou GMC Sierra. Porém como os modelos são fabricados nos EUA chegariam ao Brasil com alta carga de impostos, ao contrário da RAM vinda do México e beneficiada pela acordo do Brasil com este país.

Modelos americanos GMC Sierra...

...e Chevrolet Silverado poderiam fazer frente a RAM 2500 no Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário