quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Ford Falcon Ute Pursuit

         Caminhonetes grandes, como as Ford F-Series ou RAM 2500, apresentam enormes motores, dotados de grande potência e com torques impressionantes. Porém essa pequena picape deixa qualquer outra comendo poeira...sem bem que seria melhor não utilizá-la em estradas de terra.

Interior da picape, com mão inglesa.

         Trata-se de uma versão especial da Ford Falcon Ute, nomeada de Pursuit, preparada pela FPV, divisão esportiva da marca na Austrália, onde é vendida. 


         As 75 unidades (limitadas) possuem um motor 5.0 de 427 cavalos de potência e 55,6 mkgf de torque. Para efeito de comparação, a Ford Ranger 3.2 diesel a venda no Brasil possui 200 cv de potência e 47,9 mkgf com praticamente o dobro do peso.

O número 315 representa a potência em kW.

          As faixas laterais remetem ao clássico Ford Mustang Boss de 1969, pilotado pelo australiano Allan Moffait.
Versão de corrida do Mustang Boss.
Mustang Boss 1969 (réplica).
Em 2012, a Ford lançou um novo Mustang Boss.
          
          Essa picape carrega mais história: sua origem vem de 1957, quando a Ford lançou o Ranchero, versão picape do cupê Fairlane. Depois de ganhar a plataforma de outros carros da Ford, sua fabricação teve fim em 1977 nos EUA, mas permaneceu na Austrália até hoje, derivando do Falcon.

Ford Fairlane, deu origem ao...
...Ford Ranchero.
Anúncio do Ranchero dos ano 50.

          Se você não curte picapes e achou o motor fraco, pode optar pela versão especial do Falcon sedã, chamada de R-Spec, com 28 cv de potência a mais.

Falcon Ute e sedã, lado a lado.

          A GM foi a principal concorrente da Ford nesse segmento de picapes de grandes sedãs ou cupês, lançando nos EUA o Chevrolet El Camino, baseada na quarta geração do Bel Air. O modelo durou até a decada de 80, derivando de outros Chevrolet.

Bel Air 1959 ...
e sua versão picape, o El Camino.

          A Holden, divisão australiana da GM, ainda mantém um "El Camino" no seu portifólio, trata-se da versão Ute do sedã Commodore.

Holden Commodore, vendido até 2012 no Brasil como Omega...
....e sua versão picape vendida na Austrália.

          Em 2009, a GM chegou a apresentar um protótipo de uma nova El Camino para o mercado americano, chamada G8 Sport. Porém, os efeitos da crise de 2008 decretaram o fim de sua marca Pontiac, que fabricaria o modelo.

Pontiac G8 Sport





Nenhum comentário:

Postar um comentário