quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Hyundai i30 2013



         As concessionárias da Hyundai já aceitam encomendas do novo i30, modelo que deve chegar definitivamente as ruas brasileira nos próximos dois meses. Líder de vendas do segmento de hatchs médios em 2011, o sul-coreano perdeu o posto em 2012 para o Ford Focus.

Nos EUA, o modelo é vendido como Elantra GT.

          O desenho é parecido com o sedã médio Elantra, com o qual o i30 compartilha plataforma e componentes. A traseira lembra, até demais, o HB20, irmão menor fabricado no Brasil.

Elantra, o sedã do i30.
Traseira do HB20, muito semelhante a do novo i30.

          Ao contrário do que ocorre com o sedã no Brasil e com os dois modelos no EUA, o motor do i30 não será o 1.8 de 148 cv a gasolina. O esperado é o 1.6 flex de 128 cv que já equipa o Kia Soul e o Hyundai HB20. Um detalhe é que a Hyundai Caoa Brasil divulga uma potência de 160 cv para o 1.8, ao contrário do site da Hyundai americana. Nesse ponto, o antigo i30 era melhor, com seu 2.0 de 145 cv. A vantagem é que a nova transmissão automática será de 6 marchas, a antiga tinha apenas quatro.

Repare na semelhança com a traseira do HB20.

          O antigo i30 trazia um excelente custo-benefício, com versões entre R$53 mil e R$67 mil. Já o novo modelo terá preços mais salgados, R$75 mil na versão manual que oferece trio-elétrico, sistema de som completo com GPS, ar-condicionado, pacote de air bags (frontais, laterais e cortina), freios ABS e controle de tração.

Detalhe da câmera de ré oculta no logotipo.
Interior do novo i30.

          A versão mais completa sai por R$85 mil e adiciona itens como transmissão automática, air bags para joelho e banco e painel em couro. Os preços do i30 estão cerca de R$10 mil mais caros que seus rivais com os mesmos equipamentos e motores melhores. O Elantra, com a mesma política de preços altos, amargou a 8ª posição em vendas em 2012. 

Bela versão 3 portas a venda nos EUA.

          Para comparação, um VW Jetta com praticamente os mesmos recursos do i30, custa os mesmos R$85 mil e conta com motor 2.0 turbo de 200 cv. O que leva a crer que o novo VW Golf chegará mais barato e mais potente que o Hyundai na linha 2014. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário