terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Ford 2013/2015 - Parte 2



          Depois de falar da família Fiesta, vamos para a segunda parte do futuro da linha Ford no Brasil.
Começando pela terceira geração do Focus, apresentada no Salão de Detroit de 2010 e já disponível na Europa e EUA. O modelo segue com fabricação na Argentina e mantém a ousadia da primeira geração e o requinte da segunda, ficando ainda mais bonito, por fora e por dentro.
          Externamente o hatch médio ficou mais esportivo, com a grande grade frontal, aerofólio, belas rodas (na versão européia) e ousadas lanternas traseiras, que lembram as do Peugeot 3008.

Lanternas traseiras lembram as do 3008 e...
...ajudam a ocultar a tampa do tanque de combustível.

          Na Europa, dentre várias opções de motores, há os modernos 1.6 EcoBoost de 182 cv a gasolina, 1.6 ECOnetic, que garante até 29 km com um litro de diesel, e 1.0 EcoBoost, que consome um litro de gasolina para cada 20 km rodados. Já para o Brasil, o carro deve manter os motores 1.6 (115 cv) e 2.0 (148 cv), mas com melhorias para aumentar potência. A transmissão automática de 4 marchas dará lugar a automatizada PowerShift de 6 marchas, que já equipa a EcoSport.

Motores de potência maior e consumo menor...
...chamados de Ecoboost e ECOnetic pela Ford.

          Já internamente o carro mantém a boa lista de opcionais e ganha um desenho mais bonito, com central multimídia e belo painel com ponteiros azuis. Resta saber como toda essa evolução será cobrada no Brasil, já que no modelo atual diversos itens, como faróis de milha e maçanetas e aerofólio da cor da carroceria, estão disponíveis somente a partir da versão intermediária (GLX).

Interior do novo Focus em versão mais simples..
...e completa com tela multimídia.

          Líder do segmento de hatch médios, o Focus concorrerá com o Fiat Bravo, Citroën C4 Hatch, GM Cruze Sport6, Peugeot 308 e os futuros Hyundai i30 e VW Golf (sétima geração).

Novo i30 chegará em breve ao Brasil.

          Já o sedã tem vida mais difícil, ocupando uma fatia de apenas 3% do mercado em 2012 e enfrentando Fiat Linea, Citroën C4 Pallas, Hyundai Elantra, VW Jetta, Peugeot 408, Kia Cerato, GM Cruze, Renault Fluence, Nissan Sentra, Honda Civic e Toyota Corolla.

Sequência de imagens do novo Focus Sedã.

         As duas opções de carroceria do Focus chegarão ainda esse ano ao Brasil, mantendo os preços entre R$50 mil e R$75 mil. A versão esportiva ST dificilmente aparecerá por aqui, mas seriam muito bem vindas, pelos poucos esportivos abaixo dos R$100 mil no país. Já a RS, trazida na geração atual por importadores independentes por cerca de R$180 mil, tem menos chances ainda.

Baseada na 2ª geração do Focus, a versão RS conta com motor de 305 cv...
...mas ainda não surgiu na 3ª geração.

          O Fusion, que já foi apresentado ao mundo pouco antes do Salão de Detroit de 2012, desembarcou por aqui esse mês, vindo do México. Muito inspirado no conceito Evos, exposto no Salão de Frankfurt de 2011, o sedã “médio-grande” também é global, substituindo o Mondeo, em outros mercados.

Conceito Evos inspirou as linhas de Fiesta, Focus e Fusion.
Dianteira do Evos é praticamente a mesma do novo Fusion.
Faltou aproveitar essa traseira do Evos,  melhor que a do novo Fusion.

          As versões de entrada mantêm o motor 2.5, agora com 178 cv e flex, como na Ranger. A mais simples, chamada de S, deve manter os preços da versão mais em conta da geração anterior, em torno de R$85 mil.

Dianteira muito semelhante a do Evos das fotos acima.
Conjunto bonito e harmonioso, mas os faróis são muito finos...
...e a traseira lembra demais a do New Fiesta.

           Já na versão híbrida, sai o 2.5 e entra o 2.0 Duratec, que junto ao motor elétrico gera 188 cv. Com esse novo conjunto, o motor elétrico atua até os 100 km/h, contra 75 km/h da versão atual. Levando-se em conta os preços da geração anterior no Brasil e da nova nos EUA, o Fusion híbrido custará em torno de R$100 mil, se baseado no catálogo SE, e R$130 mil, se baseada no Titanium.

Imagens da versão Hybrid do novo Fusion.
Painel inspirado dos Volvo.

          A versão Titanium (top de linha) é a única já a venda no Brasil, nas cores preto, prata e branco (depois virão mais 4 cores), com transmissão automática e tração integral. Com um ágil de mais de 5%, o veículo é encontrado por no mínimo R$120 mil nas revendas, sendo que o preço de tabela é R$112 mil. O propulsor 3.0 V6 de 243 cv a gasolina foi substituído pelo novo 2.0 EcoBoost de 240 cv.


          Não confirmados para o Brasil, estão os propulsores 1.6 EcoBoost de 180 cv, ideal para substituir o “nosso” 2.5, e um totalmente elétrico de 195 cv, que pode ser carregado em tomadas e tem autonomia de até 160 km. Líder de seu segmento de sedãs grandes em 2012, o Fusion tem como principais oponentes VW Passat, Hyundai Sonata e Azera, BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C.


          Outro modelo global já a venda no país é a picape média Ranger, que já foi até descrita aqui no blog (confira o post completo com mais imagens e detalhes). São 9 versões equipadas com motores 2.5 flex (173 cv de potência e 25 kgmf de torque) e 3.2 diesel (200 cv de potência e 48 kgmf de torque), além de 2 equipadas com um 2.2 diesel, destinada a frotas. A cabine pode ser simples ou dupla e os catálogos de acabamento são XL, XLS, XLT ou Limited. Os preços vão de R$62 mil a R$134 mil.

Versão  XL destinada a frotistas.

          Falta a Ford oferecer as belas versões Sport, que apareceu no Salão de São Paulo em 2012, cabine estendida e Wildtrack, as duas últimas já a venda na Europa e Oceania. Segundo os concessionários, falta também oferecer transmissão automática na Ranger flex, já que só a diesel pode contar com essa opção.

Versão Sport apareceu no Salão de São Paulo...
...
...mas não tem produção confirmada.
A versão com cabine estendida...
..chamada de SuperCab...
...e a aventureira WildTrack não são vendidas no Brasil.

          A fábrica da Ford na Argentina, que envia os modelos ao Brasil, não está suportando a demanda e os consumidores podem ter dificuldades em encontrar versões e cores específicas da picape, segundo os próprios vendedores das concessionárias. Com isso a Ranger ocupou a 4ª posição no ranking de vendas em dezembro passado.

Ranking de vendas das picapes médias no Brasil. Fonte: IG Carros.

          O segmento de picapes médias se tornou muito importante, com grande crescimento de vendas e lançamentos em 2012. A Fiat também quer entrar na briga, mas isso é assunto para um próximo post.

Tabela demonstra o crescimento do segmento. Fonte: IG Carros.

          Outra novidade vinda da Argentina, seria a Ranger com caçamba fechada, um SUV, como o Toyota SW4 (derivada da Hilux) e a GM TrailBlazer (derivada da nova S10).

Projeções da Everest do blog Montoro Design.

          O novo modelo, chamado de Everest, usaria componentes da picape e ocuparia o espaço entre o EcoSport e o Edge, com preços entre R$80 mil e R$160 mil e opção de 7 lugares. Porém, os problemas na fábrica citados acima fariam o modelo ser produzido no Brasil, na planta de São Bernardo do Campo, junto com o novo Fiesta.

Mais projeções da Everest.

          Outra opção de SUV é o Kuga/Escape, derivado do Focus (descrito no começo do post) e fabricado na Argentina, chegaria aqui por cerca de R$100 mil, livre de impostos. Seus principais concorrentes seriam Hyundai ix35, Kia Sportage, Mitsubishi ASX e Outlander e GM Captiva. O motor poderia ser o 2.5 flex da Ranger ajustado para uma vocação mais urbana.
  
Ford Kuga em alguns mercados...
...é chamado de Escape em outros.

          Misto de SUV e sedã de luxo, o Edge é vendido no Brasil em 5 versões de  R$127 mil e R$158 mil. O crossover (termo para modelos que misturam diferentes categorias de auomóveis) oferece a opção de tração integral, mas o motor é sempre o 3.5 V6 de 289 cv, com um caixa de transmissão automática de 6 marchas.

Ford Edge.

          O Edge é recheado de itens tecnológicos, como os diversos sensores de segurança herdados da divisão de carros da Volvo, que pertencia a Ford até 2010. Entre 2014 e 2015, o modelo deverá ganhar os novos traços descritos acima do Fusion, sedã do qual deriva, e uma nova geração de motores, da família Ecoboost.

Outro Evos?
Não, esse seria o novo Mustang.

          Depois que a GM passou a importar o Camaro, falta a Ford trazer o seu histórico concorrente, o Mustang, aproveitando a nova geração que deve chegar a lojas americanas entre 2013 e 2014.

Essa projeção do Mustang 2014/2015 na versão Shelby...
..traz menos elementos do Evos.

          As primeiras projeções misturam a geração atual com o conceito Evos e para se tornar mais competitivo no mercado, fala-se em uma versão de entrada com motor 4 cilindros de 300 cv, uma afronta aos fãs do Mustang, que historicamente foi idolatrado com motores V6 e V8.

Estranho protótipo do novo Mustang.
Essa projeção há mais influencias do Evos...
...assim como a amarela, da versão Boss.

          Para fechar a linha Ford no Brasil, falta oferecer uma picape grande, para substituir a F-250 aposentada em 2011 e fazer frente a RAM 2500. A montadora do oval azul prepara uma nova geração de picapes baseadas no protótipo Atlas, apresentado recentemente no Salão de Detroit.

Imagens do belo protótipo Ford Atlas.

          Com desenho imponente, as novas picapes da linha Super Duty também ganharão a nova geração de motores de alto rendimento e baixo consumo da Ford, os chamados Ecoboost. 



2 comentários:

  1. E esse interno do ATLAS? Poderiam dar um desses pra RANGER ;D

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    1. Verdade, o interior da Ranger ficou muito sem sal, ao contrário do exterior... Podiam usar alguns elementos da Atlas numa próxima atualização da Ranger.

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