segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Local Motors - Rally Fighter



          Quem acompanha o blog sabe que gosto de carros, mas gosto mais ainda de carros com história. E o Rally Fighter representa isso, pois é mais que um automóvel, é uma revolução na maneira de projetar e fabricar máquinas sobre quatro rodas!


          O projeto nasceu da coragem - para não dizer loucura - de John Rogers Jr., um visionário que cresceu em meio as altas e baixas financeiras de uma família aristocrata americana. Jay, como é conhecido,  formou-se em Priceton e trabalhava em uma empresa de investimentos, mas aos 26 anos largou o emprego e entrou para o Corpo de Fuzileiros Navais americano.

Logotipo representa uma cobra voadora.

          Ele desejava ser um "grande líder de pessoas" e um amigo, ex-tenente, indicou que a carreira militar seria o melhor caminho para esse objetivo. Depois de 7 anos na Marinha, largou tudo novamente e foi estudar na Havard Business School, onde montou seu plano de negócio: fabricar automóveis. Depois de visitar diversas fábricas, como a Ford e a Tesla, conseguiu ajuda de amigos-investidores para montar a Local Motors.


          Seu projeto é totalmente diferente das montadoras que dominam o mercado mundial, como Ford, Toyota e GM. Faz parte de um sonho, da visão de um mundo novo e diferente, como a DMC, com o DeLorean nos anos 80 e a Telsa, com os Model S e X nos últimos anos. A idéia da LM é fabricar carros localmente, para cada público específico de cada país ou região.

Comunidade de criação não aprovou o motor BMW diesel.

          Enquanto as grandes empresas levam cerca de 6 anos para criar um carro novo, Jay fez isso em apenas 18 meses. E mais, quando a DARPA, um braço do Departamento de Defesa dos EUA, solicitou um projeto de veículo militar, a Local Motors o fez em menos de cinco meses, com direito a visita de Barack Obama.

Visita do presidente americano à fábrica do "Lutador".
Modelo criado para o Governo Americano.

          Essa eficácia só foi possível graças a um conceito implementado por Jay: através do site do fabricante várias pessoas puderam contribuir para o projeto, tanto no design quanto na mecânica. Dessa maneira a LM pode economizar com engenheiros e desenhistas, gastando apenas com os prêmios oferecidos aos melhores projetos. A ideia se tornou tão positiva que quando o fundador pensou em desistir, os colaboradores da comunidade virtual propuseram alterações no carro para garantir a continuidade da aventura.

Adesivos permitem a personalização do carro.
Desenho por esse ângulo lembra o Mustang dos anos 60/70...
...principalmente pelas faixas semelhantes à versão Boss do muscle car.
Unidade a caminho do templo das corridas: o deserto de Bonneville.


          O primeiro resultado comercial foi o Rally Fighter, uma mistura de cupê esportivo e jipe. Com motor do GM Corvette, o carro pode rodar tanto nas estradas asfaltadas quanto em corridas off-road. Sua montagem ocorre artesanalmente e através de um time, formado pelo próprio comprador, por Jay e os cerca de 40 funcionários que trabalham na pequena fábrica em Chandler, Arizona.

Detalhe do bordado no banco.
Estrutura tubular.
Suspensão off-road.

          O corporativismo que garantiu o surgimento da empresa está presente até hoje. De uma parceira com a 3M, surgiu o material que substitui a tinta convencional na lataria do Rally Fighter, um vinil mais barato e leve. Com a rede Pizza Dominos, a comunidade online criada pela LM ajudou a desenvolver um protótipo para a entrega das pizzas.


          A Siemens ofereceu plataformas CAD, utilizadas no site, com preços mais baixos. A Reebok utilizou os desenhos do carro para fabricar botas de competição para pilotos de carros. Ainda há parcerias com Shell, BMW e outras empresas.


          Desde que o dono participe da construção, o carro pode ser encomendado por US$99 mil, com todas as despesas de montagem e hospedagem por 6 dias inclusas. O motor mencionado acima é um V8 6.2 litros de 430 cavalos de potência e médias de consumo entre 6,8 e 7,7 km/l de gasolina no off-road e entre 8,5 e 9,8 km/l no asfalto.

Interior também é personalizável.
Detalhe do câmbio.
Motor V8 GM.
Fora da terra o modelo não faz feio!

          É difícil um modelo para comparação, mas uma Ford Raptor 4x4 custa US$45 mil, com motor 6.2 de 411 cv e médias de 4,6 km/l de gasolina na cidade e 6,8 no asfalto. Segundo a Local Motors, a tração 4x4 atrapalharia o modelo por conta de muita adição de peso.

Raptor é alternativa mais barata.
Pintura de um Rally Fighter inspirada no General Lee...
...do seriado "Os Gatões". 
Adesivos preto fosco da 3M cobrem outro Rally.
Capô com detalhes que lembram uma cobra.
          E esse é só o primeiro carro do projeto louco de Jay, veremos os próximos capítulos...


Nenhum comentário:

Postar um comentário