quinta-feira, 16 de junho de 2011

Ford Mustang - Parte 1

Sou apaixonado por muscle cars, o termo que surgiu nos EUA dos anos 60 para classificar os bólidos com desenho mais largo, com motores potentes e carroceria com desenho “musculoso”. Tudo começou com o Pontiac GTO, mas na história ficaram Dodge Challanger e Charger, GM Camaro e o meu favorito, o Ford Mustang, que ilustra, em uma versão GT500 2010, o título do blog.

Ford Mustang 1967
GM Pontiac GTO 70's
Dodge Challenger 70's
Dodge Charger 1969 "General Lee" do seriado/filme "Os Gatões"
GM Camaro 60's
Os mais de 40 anos de história de um dos maiores mitos sobre rodas começam entre 1960 e 1961, quando Henry Ford II, presidente do grupo, encomenda a Lee Iacocca, presidente da divisão Ford, um modelo pequeno, barato, leve, simples, mas com motor potente, mecânica confiável e um toque de esportividade.

Protótipo Mustang I
Foi então que o projeto, desenhado por Joe Oros, de um pequeno carro de dois lugares, com motor, suspensão independente, transmissão e freios a disco da Ford alemã e design futurista, capô comprido e cheio de curvas caiu nas graças dos “chefões” da marca. O projetista principal da montadora, John Najjar, sugeriu a disposição traseira dos elementos mecânicos, seguindo as novas tendências dos carros de corrida, e o nome Mustang, que além associar o carro aos pequenos, rebeldes, ágeis e fortes cavalos americanos, homenageava o P-51 Mustang, avião caça pilotado por ele na Segunda Guerra Mundial.

Esboço do projeto
O primeiro Mustang foi construído em alumínio sob um chassi tubular, garantindo pouco peso (700 kg), e suas medidas eram 3,92 metros de comprimento, 2,29 de entre-eixos e 0,91 de altura (no santantônio). Embora pouco para os padrões atuais, o motor V4 de 2 litros gerava 90 cv de potência, atingindo de 0 a 100 km/h em pouco mais de 10 segundos e consumo de 13 km/l de gasolina.

Logotipo do cavalo Mustang,
grandes faróis e entradas laterais...
...estão presentes até hoje, no modelos atuais do Mustang
O “carrinho” deixou o vice-presidente de projeto, Eugene Bordinat, tão impressionado que ele pediu aos engenheiros Herb Misch e Ruy Lunn que em 60 dias, juntamente com a equipe de Najjar, Damon Woods, que cuidava do interior dos carros, e do Troutman-Barnes, fabricante de carros de corrida da Califórnia, finalizassem o modelo para ser apresentado à imprensa em uma conferência marcada para o outono de 1961.

Equipe trabalhar na modelagem do Mustang I.
  
Os repórteres ficaram loucos com o novo modelo, mas o púbico só pode conhecê-lo de perto em outubro de 1962, quando o piloto Dan Gurney surgiu à bordo do protótipo na pista do circuito de Watkins Glen, em Nova York, pouco antes do GP dos EUA de F1.


Embora os fãs da marca e do novo modelo contassem os dias para a estréia nas lojas, com algumas adaptações para o uso diário, Iacocca declarou: “Não temos certeza do carro que queremos construir, porque ele não pode ser um carro de volume” e “(O Mustang I) está muito longe”. Assim, por considerar caro para a idéia inicial da montadora e pouco prático, já que levava apenas duas pessoas e pouca bagagem, o modelo não seria um sucesso de vendas. Continua nos próximos dias...

Protótipo na pista.


2 comentários:

  1. Estou impresionado com o carro Dodge Charger 1969 "General Lee" do seriado/filme "Os Gatões" porque era meu sonho ver este carro des de imfanccia.

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  2. porque estou aqui?porque os amo,muito lindos!

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