Sou apaixonado por muscle cars, o termo que surgiu nos EUA dos anos 60 para classificar os bólidos com desenho mais largo, com motores potentes e carroceria com desenho “musculoso”. Tudo começou com o Pontiac GTO, mas na história ficaram Dodge Challanger e Charger, GM Camaro e o meu favorito, o Ford Mustang, que ilustra, em uma versão GT500 2010, o título do blog.
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Ford Mustang 1967 |
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GM Pontiac GTO 70's |
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Dodge Challenger 70's |
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Dodge Charger 1969 "General Lee" do seriado/filme "Os Gatões" |
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GM Camaro 60's |
Os mais de 40 anos de história de um dos maiores mitos sobre rodas começam entre 1960 e 1961, quando Henry Ford II, presidente do grupo, encomenda a Lee Iacocca, presidente da divisão Ford, um modelo pequeno, barato, leve, simples, mas com motor potente, mecânica confiável e um toque de esportividade.
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Protótipo Mustang I |
Foi então que o projeto, desenhado por Joe Oros, de um pequeno carro de dois lugares, com motor, suspensão independente, transmissão e freios a disco da Ford alemã e design futurista, capô comprido e cheio de curvas caiu nas graças dos “chefões” da marca. O projetista principal da montadora, John Najjar, sugeriu a disposição traseira dos elementos mecânicos, seguindo as novas tendências dos carros de corrida, e o nome Mustang, que além associar o carro aos pequenos, rebeldes, ágeis e fortes cavalos americanos, homenageava o P-51 Mustang, avião caça pilotado por ele na Segunda Guerra Mundial.
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Esboço do projeto |
O primeiro Mustang foi construído em alumínio sob um chassi tubular, garantindo pouco peso (700 kg), e suas medidas eram 3,92 metros de comprimento, 2,29 de entre-eixos e 0,91 de altura (no santantônio). Embora pouco para os padrões atuais, o motor V4 de 2 litros gerava 90 cv de potência, atingindo de 0 a 100 km/h em pouco mais de 10 segundos e consumo de 13 km/l de gasolina.
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Logotipo do cavalo Mustang, |
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grandes faróis e entradas laterais... |
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...estão presentes até hoje, no modelos atuais do Mustang |
O “carrinho” deixou o vice-presidente de projeto, Eugene Bordinat, tão impressionado que ele pediu aos engenheiros Herb Misch e Ruy Lunn que em 60 dias, juntamente com a equipe de Najjar, Damon Woods, que cuidava do interior dos carros, e do Troutman-Barnes, fabricante de carros de corrida da Califórnia, finalizassem o modelo para ser apresentado à imprensa em uma conferência marcada para o outono de 1961.
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Equipe trabalhar na modelagem do Mustang I. |
Os repórteres ficaram loucos com o novo modelo, mas o púbico só pode conhecê-lo de perto em outubro de 1962, quando o piloto Dan Gurney surgiu à bordo do protótipo na pista do circuito de Watkins Glen, em Nova York, pouco antes do GP dos EUA de F1.
Embora os fãs da marca e do novo modelo contassem os dias para a estréia nas lojas, com algumas adaptações para o uso diário, Iacocca declarou: “Não temos certeza do carro que queremos construir, porque ele não pode ser um carro de volume” e “(O Mustang I) está muito longe”. Assim, por considerar caro para a idéia inicial da montadora e pouco prático, já que levava apenas duas pessoas e pouca bagagem, o modelo não seria um sucesso de vendas. Continua nos próximos dias...
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Protótipo na pista. |
Estou impresionado com o carro Dodge Charger 1969 "General Lee" do seriado/filme "Os Gatões" porque era meu sonho ver este carro des de imfanccia.
ResponderExcluirporque estou aqui?porque os amo,muito lindos!
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