sexta-feira, 10 de junho de 2011

Ford Ranger 2012


Se no mercado de Sedãs Médios os modelos a serem seguidos são Honda Civic e Toyota Corolla, entre as Picapes Médias o domínio também é japonês, afinal a última geração da Toyota Hilux é referência para VW Amarok, Nissan Frontier e Mitsubishi L200 Triton. Agora chegou a vez da Ford Ranger ser atualizada para o padrão, design e porte de suas concorrentes maiores (e mais caras).

Modelo tem porte maior e
visual que lembra suas concorrentes.

O modelo, que foi desenvolvido pela Ford australiana, foi mostrado nos salões da Austrália e da Tailândia este ano e deve chegar ao Brasil em 2012, já como modelo 2013. O palco de lançamento nas Américas será o Salão do Automóvel de Buenos Aires, que ocorrerá de 17 à 26/06/2011, quando também será apresentada a SpaceCross, que já foi mostrada aqui no blog.

Apresentação da Ranger, confira no vídeo abaixo:


A picape será fabricada na Argentina, assim como sua geração atual e o Focus, de onde sairão mais de 50 mil unidades/ano. Juntamente com as plantas da Tailândia e África do Sul, a fábrica do país vizinho tem a missão de substituir as duas plataformas atuais pela nova em cerca de 180 países.


 Por conta das diferenças entre os mercados que atuará, a Ranger oferecerá inicialmente três motorizações:


O motor a gasolina poderá ser configurado para o uso com E100 (E100% etanol), GNV (gás natural veicular) ou flex, no caso do Brasil, gerando aproximadamente 171 cv de potência e 24,4 kgfm com etanol.

  
 Segundo a Ford, as médias de consumo em circuito misto (cidade/estrada) são de 10,2 km/l na versão a gasolina, 13 km/l na versão 2.2 diesel e 10,4 km/l na versão 3.2 diesel. Assim, o tanque de 80 litros garante autonomia de mais de 800 km em todas as versões.

Detalhe da motorização e transmissão na saída de ar.

A regionalização também fará o modelo apresentar três tipos de transmissão, manual de 5 marchas, manual de 6 marchas e automática de 6 marchas, e três tipos de cabine, simples, super (estendida) e dupla. Além das duas opções de tração, 4x2 e 4x4.

Detalhe do seletor de tração.
Versão de cabine estendida com porta traseira suicida.
Cabine dupla e estendida (super).

O volume da caçamba é de 1820 litros na cabine simples, 1450 litros na cabine super e 1210 na cabine dupla. Suas rivais de cabine dupla apresentam volumes de carga semelhantes: Toyota Hilux com 1040 litros, VW Amarok com 1280 litros e Mitsubishi L200 Triton XB com 1017 litros.

Versão de entrada com cabine simples.
            A carga máxima na caçamba é de 1500 kg, enquanto a capacidade de tração é de 3350 kg. As dimensões são: 1,85 m de largura, 5,36 m de comprimento e 800 mm de altura livre do solo.


A Nova Ranger deverá oferecer de série ar-condicionado, trio elétrico, 6 air bags e ABS. Entre os opcionais devem aparecer rodas de liga leve, câmera de ré e sistema de som com touch screen, GPS, controle por voz e conexões USB/MP3/AUX e bluetooth.

Localização dos air bags
Detalhe da localização da câmera de ré.
Imagens são de 0,3 a 2 metros de distância da traseira .

Internamente a picape foi redesenhada, ganhou diferentes níveis de acabamento e 20 porta-objetos, como o porta-luvas com espaço para notebook e um compartimento embaixo do banco traseiro.

Interior da Ranger com mão inglesa
Para enfrentar (e se alinhar) a concorrência, a picape também poderá ser equipada com controle de estabilidade (ESP) juntamente com sistemas de auxílio às frenagens, tração e distribuição de torque em subidas, descidas, terrenos irregulares e de baixa aderência.


            A Ranger ganhou a nova identidade da Ford, a exemplo de Edge, Fusion e série F, com destaque para a grade formada por 3 filetes paralelos, lanternas maiores e novo desenho dos faróis. Curiosamente o modelo será focado em mercados em que a série F (F-150, F-250...) não está disponível por completo, como América do Sul, Ásia e Europa.

  
            A picape média será oferecida em uma versão mais aventureira e despojada, a Wildtrak, com um visual mais agressivo, rodas aro 18", bagageiro no teto, apliques no pára-choque dianteiro, faróis e lanternas  com máscara negra e detalhes, como maçanetas, santantônio, grade frontal, saídas de ar laterais e pára-choque traseiro, na cor preta.

Versão foi apresentada no Salão de Genebra 2011.
Detalhes são pretos em vez de cromados.
Sistema de som com GPS.
Interior com apelo esportivo.
Apliques no pára-choque
Confira mais detalhes no vídeo abaixo:

 

             O crescimento do mercado e tamanho das picapes pequenas, inclusive com opção de carregar 4 passageiros, elevou, por consequência, as picapes médias em preço, porte e mercado. Resta saber se a Ford conseguirá preencher a lacuna entre sua deficiente Courier e a nova Ranger.


A VW está se “encaixando” com a dupla Saveiro/Amarok, sendo que a pequena deve ganhar um facelift em 2012, como seus irmãos Gol e Voyage. Já a média será oferecida futuramente na opção de cabine simples e até estendida e, por enquanto, recebeu duas opções mais baratas na versão de cabine dupla, com tração 4x2 ou 4x4, menos equipamentos e motor menor.

Uma das novas opção da VW Amarok, menos equipada.

A Fiat planeja uma Strada maior a partir da próxima geração do Palio, leia-se 2013, e deve importar, com seu logotipo, alguma picape média da Ram Trucks (ex-Dodge), divisão de picapes da Chrysler, grupo americano do qual a montadora italiana adquiriu essa semana 57% das ações. Estratégia semelhante a que utilizará para vender no Brasil o Fiat Freemont, versão “à italiana” do Dodge Journey, também da Chrysler.

Semelhança incrível ente o futuro Fiat Freemont...
...e o atual Dodge Journey.

A GM já elevou a capacidade de carga e o porte da Montana, para manter a atual S10 apenas na versão de cabine dupla flex e lançar uma nova (e maior) S10, para enfrentar as picapes citadas no início deste texto, mas isso é assunto para um próximo post...

Projeção que antecipa as linhas da futura S10.

2 comentários:

  1. essas picapes ficaram grandes..todas!! e bonitas, claro

    ResponderExcluir
  2. Já tive S10 e gostei, mas agora estou louco por uma Ranger nova.
    Todas estão lindas e potentes.

    ResponderExcluir