Com o sucesso do Ford EcoSport, inclusive com a possibilidade de tornar-se um modelo global, e a chegada do Renault Duster, já flagrado sem disfarces pela agência Mira e Clica na região de Campinas/SP, a GM prepara a sua resposta, a Mini Captiva.
|
Ford Kuga - inspiração para o EcoSport global |
|
Renault Duster - versão brasileira |
A versão brasileira do futuro ''jipinho'' da GM contará apenas com tração dianteira, mas em outros mercados estará disponível a 4x4. Já o motor será o 1.8 16V Ecotec de até 140 cv que também equipará o Cruze, sedã que substituirá o Vectra e será lançado ainda em 2011 no país.
|
Projeção da revista Auto Esporte |
A montadora tentou, sem sucesso, outros rivais para a EcoSport. Baseados na plataforma do Celta, surgiram o Prima Y, no Salão do Automóvel de São Paulo de 2006, e o GPiX, no mesmo salão, mas em 2008. Esse último serviu de inspiração para o hatch Ágile e a segunda geração da Montana, pena que os designers não seguiram muito as belas linhas do conceito e fizeram os dois modelos com linhas tão desproporcionais.
|
Conceito GM Prisma Y - 2006 |
|
Conceito GPiX - 2008 |
|
Linhas próximas ao Ágile, mas mais bonitas e proporcionais |
Já no salão da capital paulista de 2010, a Chevrolet apresentou o conceito aventureiro do Ágile, chamado de Crossport, mas que também não teve sua produção iniciada e deveria ser aproveitado para uma versão da Montana com apelo off-road.
|
Conceito Ágile Crossport |
Agora a GM quer o seu SUV compacto sobre a moderna plataforma do Sonic, também chamado em outros mercados de Aveo, e que deve chegar aos mercados europeu e americano em 2012.
A esperança de lançamento da Mini Captiva baseia-se em algumas unidades do Sonic hatch rodarem disfarçadas em testes nas estradas brasileiras, mas como sabe-se dificilmente teremos o modelo, pois o Ágile já faz o papel de hatch “premium”. Salvo se aquele vier com uma versão mais completa e mais cara para ocupar a lacuna que o Astra deixará ou justamente como a próxima geração do Ágile.
|
GM Cruze hatch |
Nota: O Cruze hatch substituirá o Vectra GT que sairá de linha juntamente com o Astra, assim ficará um vazio no portfólio da GM entre Ágile (entre R$38 e R$45 mil) e o Cruze hatch (deverá partir de R$50 mil).
|
Sonic/Aveo Sedã |
A versão sedã também não deverá ser lançada no Brasil, pois para o seu lugar teremos o Cobalt (projeto GSV), modelo global de pequeno três volumes da montadora americana. Mas esses são assuntos para um post futuro...
A GM deve antecipar o lançamento da Mini Captiva para o início de 2012 para vencer a concorrência. Esse modelo da GM já devia está sendo comercializado.
ResponderExcluir