segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Ford 2013/2014 - Família Fiesta



          Depois de VW e GM, a série sobre o futuro das montadoras no mercado brasileiro fala da Ford.
Nomeado de “One Ford” e seguindo uma tendência mundial, o projeto foca em modelos globais, com grande compartilhamento de componentes e enxugamento da gama de veículos em diferentes mercados, além de motores menores, mas com maior potência, o chamado “downsizing”.

Protótipo Evos serve de inspiração para os novos Ford.

          No segmento de entrada, um novo Ka surgirá entre 2013 e 2014, substituindo também o veterano Fiesta Rocam, pois será maior, oferecendo opções de 4 portas e carroceria sedã. 

Conceito Start também contribuirá no desenho do novo Ka.

          O último face-lift melhorou o desenho do Ka, que custa a partir de R$ 22 mil, mas falta a ele mais espaço (e portas!) e um motor melhor que o veterano 1.0 de 73 cv (etanol). A versão Sport 1.6 foi descontinuada.

Versão de entrada do Ka 1.0.
Versão Sport, inspirada no Mustang Boss, foi aposentada recentemente.

          O desenho do modelo será uma mistura dos conceitos Start e Evos e dos novos New Fiesta e EcoSport, com os quais compartilhará plataforma e componentes. 

A versão mais simples, que dificilmente terá os para-choques pretos,...
...a versão intermediária...
...e top de linha do novo Ka, retiradas do Blog Rodrigo A.D.,..
...trazem semelhança com o EcoSport lançado em 2012.

          Rumores apostam no EcoBoost de 1.0 de três cilindros que pode substituir os “convencionais” 1.0 e 1.6, com versões de 80 a 125 cavalos de potência e consumo de 1 litro por até 26 km. Porém de início deve aparecer apenas a versão de menor potência, e as versões mais caras desse novo Ka serão equipadas com os 1.5 ou 1.6 16V do New Fiesta, que falaremos em breve.
  
Outra projeção do novo Ka, essa da revista Car and Driver.

          Embora esteja entre os 10 veículos mais vendidos em 2011, o Fiesta Rocam, assim como o Ka, sente os sinais de um projeto antigo, pois está a praticamente 10 anos no mercado, sofrendo apenas mudanças na grade dianteira, capô e faróis e será descontinuado, dividindo sua fatia de mercado entre o novo Ka e o New Fiesta.

Linha atual do Fiesta Rocam...
...hatch...
...e sedã dará lugar ao novo Ka.

          O Fiesta Rocam sedã também será aposentado e no seu lugar a Ford deverá lançar um novo produto, sobre a mesma plataforma desse futuro Ka, mas com desenho um pouco diferente, assim como a Fiat fez com o novo Siena (que não é idêntico ao Palio) e a Nissan faz com o Versa (diferente do hatch March, do qual deriva).

Diferentes projeções...
...tentam prever...
...o desenho do novo Ka sedã.

          Como ocuparia uma fatia grande do mercado, que nos valores atuais vão de R$25 mil a quase R$40 mil, os maiores concorrentes do futuro modelo serão os VW up!, Gol/Voyage e Fox, os GM da família Ônix, Hyundai HB20 e os Fiat Uno e Palio/Siena, além de um futuro city car da marca italiana que substituirá o “Uno” Mille.

Hyundai HB20 hatch e sedã (projeção/foto) será concorrente do Ka.

          A veterana Courier, versão picape do Fiesta do início dos anos 2000, poderia ganhar uma nova versão a partir do novo Ka, ou do New Fiesta, como a sugestão a abaixo do blog IDD.


          E o New Fiesta? O modelo, que já está disponível no mercado brasileiro importado do México sem impostos por cerca de R$45 mil na versão hatch e R$47 mil na sedã, ganhará um “tapa” no design, inspirado no conceito Evos, e produção local ainda esse ano.

New Fiesta atual, importado do México...
sofrerá alterações com a fabricação no Brasil.
O face-lift trará uma nova grade frontal...
com alterações também no pára-choques dianteiro...
...além de novo desenho interno nas lanternas traseiras.
Pára-choques traseiro não sofrerá alterações.

          Os preços ficarão mais atrativos, cerca de R$40 mil numa nova opção mais barata, chamada de S, que será equipada com um novo motor 1.5 16V (sem dados de potência confirmados). A informação da oferta desse propulsor vazou nas últimas semanas quando o INMETRO divulgou a etiquetagem de consumo dos veículos vendidos no Brasil.

Tabela com o consumo do "novo New Fiesta", segundo  INMETRO.

          Para a versão intermediária, SE, o consumidor poderá optar entre o inédito 1.5 já citado ou o atual 1.6 Sigma Flex (115 cv com etanol). Já a versão Titanium, top de linha, será oferecida apenas com o motor maior. O estranho é que de acordo com as medições de consumo citadas acima, o motor 1.6 é mais econômico que o motor 1.5, como pode ser visualizado na tabela acima.

Interior do New Fiesta reestilizado.

          O cambio atual (manual de 5 marchas) equipará as duas versões de motor, mas poderá ser substituído pelo Powershift - automatizado de 6 marchas que já equipa o EcoSport - nas versões com motor 1.6. A esperança do Fiesta ganhar o motor Ecoboost 1.0 (com várias opções de potência) está descartada por enquanto.

Pequenas alterações na traseira do New Fiesta 2012...
...para a linha 2014.

          O Fiesta concorre com Fiat Punto, o veterano VW Polo, que deverá mudar nos próximos anos, GM Sonic, Citroën C3 e o futuro Peugeot 208. Abaixo um vídeo do piloto Ken Block brincando com seu Fiesta turbinado:


          A versão “apimentada” do New Fiesta, chamada de ST, surgiu no Salão de Frankfurt de 2011 e já está prevista para EUA e Europa, inclusive com os retoques visuais previstos para o modelo “made in Brazil”. Dificilmente aparecerá por aqui, uma pena, pois seria um forte concorrente para o Fiat Punto T-Jet. O motor é o 1.6 EcoBoost a gasolina com turbo e injeção direta, gerando 180 cv e 24 kgfm de torque.

Sequência de imagens do potente Fiesta ST.

          Seguindo a estratégia de globalização dos modelos, o protótipo do novo EcoSport foi apresentado simultaneamente em Brasília e Nova Déli. O modelo, que divide a plataforma com o New Fiesta, foi desenvolvido no Brasil e será oferecido em mais de 100 países, inclusive nos EUA. 

Apresentação do EcoSport em 2012.

          O design segue o padrão Kinetic, presente nos modelos mais novos da montadora, com a linha da cintura mais alta, vincos horizontais nas laterais, a grande grade frontal e as lanternas inspiradas na 3ª geração do Focus.

Versão de entrada do EcoSport, chamada S.
Versão intermediária...
..chamada de SE.
          Na versão de entrada, começando em R$54 mil, o modelo concorre com os “falsos aventureiros” Fiat Palio Weekend, Citroën C3 Aircross e VW SpaceCross, e ganhará a cia. dos novos GM Tracker, VW Taigun e do Renault Duster, que vem desbancando o Eco nas vendas desde o seu lançamento no final de 2011. De série, o EcoSport conta com ar condicionado, vidros e travas elétricas, direção elétrica, faróis de LED, sistema de som Sync, ABS e air bag duplo.

GM Tracker
Protótipos do Peugeot 2008 e...
VW Taigun.
Versão FreeStyle tem apelo off-road.
Fotos do interior da versão FreeStyle.

          O pioneiro dentre os pequenos SUVs no Brasil, o modelo ganhou diversas opções, inclusive com transmissão automatizada de 6 marchas de dupla embreagem, mais air bags e tração 4x4. Com versões mais completas e preços mais altos, entre R$60 e R$70 mil, concorre com o próprio Duster, Mitsubishi TR4 e Hyundai Tucson.

Detalhe da versão FreeSytle 4x4.
Mais imagens da versão traçada.

          Os motores são os mesmos do Focus, 1.6 Sigma Flex de 115 cv ou 2.0 Duratec Flex de 147 cv. Nos próximos anos o modelo deverá ganhar opções com os propulsores Ecoboost, de baixo consumo e alto rendimento.

          Alguns defendem que o EcoSport pode ser mais “recheado”, com opção de 7 lugares e alcançar as versões mais baratas de Hyundai ix35 (com fabricação confirmada no Brasil), Honda CR-V, GM Captiva, Kia Sportage e Mitsubishi ASX, por cerca de R$80 mil. Nessa faixa, o preço do “jipinho” ficará próximo ao do irmão Everest, que você verá no próximo post.

Versão top de linha Titanium 2.0 automátizada...
... com detalhe da traseira com o logotipo PowerShift (câmbio)...
e do interior.

          Com os novos modelos a Ford mudará os locais de fabricação, o Fiesta Rocam cederá lugar ao novo Ka na fábrica de Camaçari/BA, onde também é fabricado o EcoSport. Já a planta de São Bernardo do Campo/SP, onde é fabricado o Ka, dará lugar ao New Fiesta nacional, que perderá o “New” com a aposentadoria do Fiesta Rocam.

Tabela com as faixas de preço da Família Fiesta.


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