Depois de VW e GM, a série sobre o futuro das montadoras no
mercado brasileiro fala da Ford.
Nomeado de “One Ford” e seguindo uma tendência mundial, o
projeto foca em modelos globais, com grande compartilhamento de componentes e
enxugamento da gama de veículos em diferentes mercados, além de motores
menores, mas com maior potência, o chamado “downsizing”.
Protótipo Evos serve de inspiração para os novos Ford.
No segmento de entrada, um novo Ka surgirá entre 2013 e 2014,
substituindo também o veterano Fiesta Rocam, pois será maior, oferecendo opções
de 4 portas e carroceria sedã.
Conceito Start também contribuirá no desenho do novo Ka.
O último face-lift melhorou o desenho do Ka, que custa a partir de R$ 22 mil, mas falta a ele mais espaço (e portas!) e um motor melhor que o veterano 1.0 de 73 cv (etanol). A versão Sport 1.6 foi descontinuada.
Versão de entrada do Ka 1.0.
Versão Sport, inspirada no Mustang Boss, foi aposentada recentemente.
O desenho do modelo será uma mistura dos conceitos Start e Evos e dos novos New Fiesta e EcoSport, com os quais compartilhará plataforma e componentes.
A versão mais simples, que dificilmente terá os para-choques pretos,...
...trazem semelhança com o EcoSport lançado em 2012.
Rumores apostam no EcoBoost de 1.0 de
três cilindros que pode substituir os “convencionais” 1.0 e 1.6, com versões de
80 a 125
cavalos de potência e consumo de 1 litro por até 26 km. Porém de início deve
aparecer apenas a versão de menor potência, e as versões mais caras desse novo
Ka serão equipadas com os 1.5 ou 1.6 16V do New Fiesta, que falaremos em breve.
Outra projeção do novo Ka, essa da revista Car and Driver.
Embora esteja entre os 10 veículos mais vendidos em 2011, o
Fiesta Rocam, assim como o Ka, sente os sinais de um projeto antigo, pois está
a praticamente 10 anos no mercado, sofrendo apenas mudanças na grade dianteira,
capô e faróis e será descontinuado, dividindo sua fatia de mercado entre o novo
Ka e o New Fiesta.
Linha atual do Fiesta Rocam...
...hatch...
...e sedã dará lugar ao novo Ka.
O Fiesta Rocam sedã também será aposentado e no seu lugar a
Ford deverá lançar um novo produto, sobre a mesma plataforma desse futuro Ka,
mas com desenho um pouco diferente, assim como a Fiat fez com o novo Siena (que
não é idêntico ao Palio) e a Nissan faz com o Versa (diferente do hatch March,
do qual deriva).
Diferentes projeções...
...tentam prever...
...o desenho do novo Ka sedã.
Como ocuparia uma fatia grande do mercado, que nos valores
atuais vão de R$25 mil a quase R$40 mil, os maiores concorrentes do futuro modelo
serão os VW up!, Gol/Voyage e Fox, os GM da família Ônix, Hyundai HB20 e os
Fiat Uno e Palio/Siena, além de um futuro city
car da marca italiana que substituirá o “Uno” Mille.
Hyundai HB20 hatch e sedã (projeção/foto) será concorrente do Ka.
A veterana Courier, versão picape do Fiesta do início dos
anos 2000, poderia ganhar uma nova versão a partir do novo Ka, ou do New
Fiesta, como a sugestão a abaixo do blog IDD.
E o New Fiesta? O modelo, que já está disponível no mercado
brasileiro importado do México sem impostos por cerca de R$45 mil na versão
hatch e R$47 mil na sedã, ganhará um “tapa” no design, inspirado no conceito Evos, e produção local ainda
esse ano.
New Fiesta atual, importado do México...
sofrerá alterações com a fabricação no Brasil.
O face-lift trará uma nova grade frontal...
com alterações também no pára-choques dianteiro...
...além de novo desenho interno nas lanternas traseiras.
Pára-choques traseiro não sofrerá alterações.
Os preços ficarão mais atrativos, cerca de R$40 mil numa
nova opção mais barata, chamada de S, que será equipada com um novo motor 1.5
16V (sem dados de potência confirmados). A informação da oferta desse propulsor
vazou nas últimas semanas quando o INMETRO divulgou a etiquetagem de consumo
dos veículos vendidos no Brasil.
Tabela com o consumo do "novo New Fiesta", segundo INMETRO.
Para a versão intermediária, SE, o consumidor poderá optar
entre o inédito 1.5 já citado ou o atual 1.6 Sigma Flex (115 cv com etanol). Já
a versão Titanium, top de linha, será oferecida apenas com o motor maior. O estranho é que de acordo com as medições de consumo citadas acima, o motor 1.6 é mais econômico que o motor 1.5, como pode ser visualizado na tabela acima.
Interior do New Fiesta reestilizado.
O cambio atual (manual de 5 marchas) equipará as duas
versões de motor, mas poderá ser substituído pelo Powershift - automatizado de
6 marchas que já equipa o EcoSport - nas versões com motor 1.6. A esperança do
Fiesta ganhar o motor Ecoboost 1.0 (com várias opções de potência) está
descartada por enquanto.
Pequenas alterações na traseira do New Fiesta 2012...
...para a linha 2014.
O Fiesta concorre com Fiat Punto, o
veterano VW Polo, que deverá mudar nos próximos anos, GM Sonic, Citroën C3 e o futuro
Peugeot 208. Abaixo um vídeo do piloto Ken Block brincando com seu Fiesta turbinado:
A versão “apimentada” do New Fiesta, chamada de ST, surgiu
no Salão de Frankfurt de 2011 e já está prevista para EUA e Europa, inclusive
com os retoques visuais previstos para o modelo “made in Brazil”. Dificilmente
aparecerá por aqui, uma pena, pois seria um forte concorrente para o Fiat Punto
T-Jet. O motor é o 1.6 EcoBoost a gasolina com turbo e injeção
direta, gerando 180 cv e 24 kgfm de torque.
Sequência de imagens do potente Fiesta ST.
Seguindo a estratégia de globalização dos modelos, o protótipo
do novo EcoSport foi apresentado simultaneamente em Brasília e Nova Déli. O
modelo, que divide a plataforma com o New Fiesta, foi desenvolvido no Brasil e será oferecido em mais de 100 países,
inclusive nos EUA.
Apresentação do EcoSport em 2012.
O design segue o padrão Kinetic, presente nos modelos mais
novos da montadora, com a linha da cintura mais alta, vincos horizontais nas
laterais, a grande grade frontal e as lanternas inspiradas na 3ª geração do
Focus.
Versão de entrada do EcoSport, chamada S.
Versão intermediária...
..chamada de SE.
Na versão de entrada, começando em R$54 mil, o modelo concorre
com os “falsos aventureiros” Fiat Palio Weekend, Citroën C3 Aircross e VW
SpaceCross, e ganhará a cia. dos novos GM Tracker, VW Taigun e do Renault Duster, que vem
desbancando o Eco nas vendas desde o seu lançamento no final de 2011. De série,
o EcoSport conta com ar condicionado, vidros e travas elétricas, direção
elétrica, faróis de LED, sistema de som Sync, ABS e air bag duplo.
GM Tracker
Protótipos do Peugeot 2008 e...
VW Taigun.
Versão FreeStyle tem apelo off-road.
Fotos do interior da versão FreeStyle.
O pioneiro dentre os pequenos SUVs no Brasil, o modelo ganhou
diversas opções, inclusive com transmissão automatizada de 6 marchas de dupla
embreagem, mais air bags e tração 4x4.
Com versões mais completas e preços mais altos, entre R$60 e R$70 mil, concorre
com o próprio Duster, Mitsubishi TR4 e Hyundai Tucson.
Detalhe da versão FreeSytle 4x4.
Mais imagens da versão traçada.
Os motores são os mesmos do Focus, 1.6 Sigma Flex de 115 cv ou
2.0 Duratec Flex de 147 cv. Nos próximos anos o modelo deverá ganhar opções com
os propulsores Ecoboost, de baixo consumo e alto rendimento.
Alguns defendem que o EcoSport pode ser mais “recheado”, com
opção de 7 lugares e alcançar as versões mais baratas de Hyundai ix35 (com
fabricação confirmada no Brasil), Honda CR-V, GM Captiva, Kia Sportage e Mitsubishi
ASX, por cerca de R$80 mil. Nessa faixa, o preço do “jipinho” ficará próximo ao do
irmão Everest, que você verá no próximo post.
Versão top de linha Titanium 2.0 automátizada...
... com detalhe da traseira com o logotipo PowerShift (câmbio)...
e do interior.
Com os novos modelos a Ford mudará os locais de fabricação,
o Fiesta Rocam cederá lugar ao novo Ka na fábrica de Camaçari/BA, onde também é
fabricado o EcoSport. Já a planta de São Bernardo do Campo/SP, onde é fabricado
o Ka, dará lugar ao New Fiesta nacional, que perderá o “New” com a
aposentadoria do Fiesta Rocam.
Bem elaborado !!
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