Já falamos sobre o Golf no post sobre o futuro da VW no Brasil, mas essa semana uma novidade animou os fãs brasileiros do modelo: a montadora anunciou o início da produção da sétima geração do carro em Puebla, no México, para 2014. Qual a vantagem para nós da produção em solo mexicano?
|
Novo Golf a venda na Europa. |
Beneficiado pelo acordo Brasil/México, o Golf chegaria aqui livre de impostos, assim como Jetta, Jetta Variant (Golf Variant) e Fusca (Beetle), que são produzidos na mesma unidade. Dessa maneira, a fábrica de Puebla abasteceria a América do Norte e Latina com os 4 modelos. O plano da VW inclui ainda mais duas plantas fabris em solo mexicano, uma para motores e outra para a Audi.
|
Carro já está na sua 7ª geração. |
Apenas no Brasil é vendida a geração "4,5", apelidada assim por tratar-se de um face-lift da 4ª geração do modelo. Em outros países americanos, como EUA, México e Argentina é vendida a 6ª geração, que tem o mesmo design do Jetta Variant vendido aqui. Em 2012 foi lançado na Europa a 7ª geração, tanto para o hatch, quanto para a perua. Se perdeu nos nomes? Calma que eu explico.
|
Esse é o Golf em sua 4ª geração... |
|
...que ganhou uma atualização no Brasil e... |
|
..virou o Golf 4,5... |
|
...vendido por aqui atualmente. |
Na 5ª geração o Golf (hatch) compartilhava componentes e desenho com o Jetta (também vendido em outros mercados como Vento ou Bora) e com o Jetta Variant (vendido em outros mercados como Golf/Vento Variant).
|
Geração 5 do Golf não veio para o Brasil.... |
|
...pois ficamos com o "4,5"... |
|
...mas esse Jetta, derivado do Golf 5, fez sucesso por aqui... |
|
...com seu motor 2.5 de 170 cv. |
|
Vendida na Europa como Golf Variant... |
|
...a perua do Golf virou Jetta Variant no Brasil. |
A 6ª geração do Golf não veio para o Brasil, mas a versão perua está a venda no país, com o nome Jetta Variant, e na Argentina, como Vento Variant. Já o Jetta sedã ganhou identidade própria (vendida atualmente no mundo todo) e não deriva mais do hatch.
|
Golf 6 não chegou ao Brasil... |
|
...mas ainda é vendido nos EUA e Argentina. |
|
Golf Variant na Europa é vendida no Brasil.. |
|
...como Jetta Variant... |
|
...embora seja diferente do Jetta atual vendido aqui e no mundo. |
Embora não confirmado, a sétima geração do Golf poderia aposentar no Brasil os atuais motores flex 1.6 e 2.0, assim como o câmbio automático Tiptronic. A nova geração de propulsores Bluemotion, com injeção direta e turbo, poderia pintar por aqui em versões 1.2 e 1.4 adaptadas para rodar também com etanol. No lugar da caixa automática, entraria o câmbio automatizado de dupla embreagem DSG, que já equipa Jetta e Fusca vendidos no mercado brasileiro.
O interior traz diversos itens tecnológicos combinados com a típica sobriedade alemã dos modelos da VW. Chamam a atenção o sistema multimídia com diversos recursos, que deverá equipar as versões mais caras, e o painel central voltado para o motorista. Os preços do Golf 7 ficariam entre R$60 mil e R$80 mil.
|
Imagens do interior do novo Golf... |
|
...com a central multimídia... |
|
...e painel central voltado para o motorista. |
O novo Golf GTI será equipado com o conhecido motor 2.0 TSI, presente em diversos modelos da VW e da Audi, com alterações que elevariam sua potência de 200 para até 230 cavalos. O torque passaria de 28 para cerca de 35 kgmf, fazendo o hatch chegar a mais de 240 km/h e percorrer de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos. Nessa configuração, o Golf chegaria ao mercado brasileiro por cerca de R$100 mil, concorrendo com seu "primo" Audi A3 e outro hot hatchs.
|
Imagens do novo Golf GTI |
Embora defasado, o Golf ocupava a terceira colocação no ranking de hatchs médios em 2012. Porém com os lançamentos de GM Cruze hatch e Peugeot 308, o modelo caiu para a 4ª posição em dezembro, beneficiado ainda pelo Hyundai i30, que está esgotando-se nas lojas por conta da nova geração que chega em breve.
|
Golf perdeu participação no mercado em Dezembro/2012 |
|
Modelo foi o terceiro colocado em 2012. |
O acordo comercial entre Brasil e México sofre com a instabilidade política de seus presidentes e alterações podem fazer o Golf ganhar fabricação nacional futuramente. Ainda não há confirmação oficial, mas a nova geração da perua também deve chegar ao país, com o nome mudando de Jetta Variant para Golf Variant. O Golf Plus, uma minivan vendida na Europa, não deverá ser ofertada aqui.
|
Projeções do novo Golf Variant... |
|
...e do novo Golf Plus. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário