quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

VW Golf 2015



          Já falamos sobre o Golf no post sobre o futuro da VW no Brasil, mas essa semana uma novidade animou os fãs brasileiros do modelo: a montadora anunciou o início da produção da sétima geração do carro em Puebla, no México, para 2014. Qual a vantagem para nós da produção em solo mexicano?

Novo Golf a venda na Europa.

          Beneficiado pelo acordo Brasil/México, o Golf chegaria aqui livre de impostos, assim como Jetta, Jetta Variant (Golf Variant) e Fusca (Beetle), que são produzidos na mesma unidade. Dessa maneira, a fábrica de Puebla abasteceria a América do Norte e Latina com os 4 modelos. O plano da VW inclui ainda mais duas plantas fabris em solo mexicano, uma para motores e outra para a Audi.

Carro já está na sua 7ª geração.

          Apenas no Brasil é vendida a geração "4,5", apelidada assim por tratar-se de um face-lift da 4ª geração do modelo. Em outros países americanos, como EUA, México e Argentina é vendida a 6ª geração, que tem o mesmo design do Jetta Variant vendido aqui. Em 2012 foi lançado na Europa a 7ª geração, tanto para o hatch, quanto para a perua. Se perdeu nos nomes? Calma que eu explico.

Esse é o Golf em sua 4ª geração...
...que ganhou uma atualização no Brasil e...
..virou o Golf 4,5...
...vendido por aqui atualmente.

          Na 5ª geração o Golf (hatch) compartilhava componentes e desenho com o Jetta (também vendido em outros mercados como Vento ou Bora) e com o Jetta Variant (vendido em outros mercados como Golf/Vento Variant).

Geração 5 do Golf não veio para o Brasil....
...pois ficamos com o "4,5"...
...mas esse Jetta, derivado do Golf 5, fez sucesso por aqui...
...com seu motor 2.5 de 170 cv.
Vendida na Europa como Golf Variant...
...a perua do Golf virou Jetta Variant no Brasil.

          A 6ª geração do Golf não veio para o Brasil, mas a versão perua está a venda no país, com o nome Jetta Variant, e na Argentina, como Vento Variant. Já o Jetta sedã ganhou identidade própria (vendida atualmente no mundo todo) e não deriva mais do hatch.

Golf 6 não chegou ao Brasil...
...mas ainda é vendido nos EUA e Argentina.
Golf Variant na Europa é vendida no Brasil..
...como Jetta Variant...
...embora seja diferente do Jetta atual vendido aqui e no mundo.

          Embora não confirmado, a sétima geração do Golf poderia aposentar no Brasil os atuais motores flex 1.6 e 2.0, assim como o câmbio automático Tiptronic. A nova geração de propulsores Bluemotion, com injeção direta e turbo, poderia pintar por aqui em versões 1.2 e 1.4 adaptadas para rodar também com etanol. No lugar da caixa automática, entraria o câmbio automatizado de dupla embreagem DSG, que já equipa Jetta e Fusca vendidos no mercado brasileiro. 


          O interior traz diversos itens tecnológicos combinados com a típica sobriedade alemã dos modelos da VW. Chamam a atenção o sistema multimídia com diversos recursos, que deverá equipar as versões mais caras, e o painel central voltado para o motorista. Os preços do Golf 7 ficariam entre R$60 mil e R$80 mil.

Imagens do interior do novo Golf...
...com a central multimídia...
...e painel central voltado para o motorista.

          O novo Golf GTI será equipado com o conhecido motor 2.0 TSI, presente em diversos modelos da VW e da Audi, com alterações que elevariam sua potência de 200 para até 230 cavalos. O torque passaria de 28 para cerca de 35 kgmf, fazendo o hatch chegar a mais de 240 km/h e percorrer de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos. Nessa configuração, o Golf chegaria ao mercado brasileiro por cerca de R$100 mil, concorrendo com seu "primo" Audi A3 e outro hot hatchs.

Imagens do novo Golf GTI

          Embora defasado, o Golf ocupava a terceira colocação no ranking de hatchs médios em 2012. Porém com os lançamentos de GM Cruze hatch e Peugeot 308, o modelo caiu para a 4ª posição em dezembro, beneficiado ainda pelo Hyundai i30, que está esgotando-se nas lojas por conta da nova geração que chega em breve. 

Golf perdeu participação no mercado em Dezembro/2012
Modelo foi o terceiro colocado em 2012.

          O acordo comercial entre Brasil e México sofre com a instabilidade política de seus presidentes e alterações podem fazer o Golf ganhar fabricação nacional futuramente. Ainda não há confirmação oficial, mas a nova geração da perua também deve chegar ao país, com o nome mudando de Jetta Variant para Golf Variant. O Golf Plus, uma minivan vendida na Europa, não deverá ser ofertada aqui.

Projeções do novo Golf Variant...
...e do novo Golf Plus.

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