Os aviões de combate americanos da Segunda Guerra Mundial utilizavam tanques de combustível feitos em alumínio, muito leves e aerodinâmicos, com capacidade superior a 300 litros. Com o fim dos combates, um veterano de guerra, Bill Burke, viu nos tanques excedentes uma oportunidade de fazer carros de corrida baratos, leves e rápidos.
Além de inspirar o nome do carro da Ford, o Avião Mustang...
...cedeu os tanques de combustível para os carros de corrida.
Assim surgiam os Belly Tanks Lakesters, uma categoria de hot rods (definição para carros dos anos 20, 30 e 40 com modificações e motores V8 apimentados), que competiam nos desertos sul-californianos e no templo dos recordes de velocidade, o deserto de sal de Bonneville (Utah- EUA). O mais famoso foi o modelo da So Cal Speed Shop, fundada por Alex Xydias.
Diversos modelos de Belly Tank Cars...
Com pouco conforto para os pilotos, mas enormes motores V8 modificados, os carros-tanque chegavam a mais de 300 km/h. Em 1951, o carro do piloto Mal Hoopster alcançou 318,5 km/h utilizando um motor Chrysler Hemi, mas foi superado pelo So Cal, que alcançou 319,20 km/h com um motor da Mercury 3.0.
So-Cal em diversas fotos...
Em 2003, a GM apresentou no SEMA, maior feira de veículos modificados e preparados do mundo, uma releitura dos Belly Tanks, feita em fibra de carbano. Com motor de 200 cavalos, o GM Belly Tank Lakester foi capaz de atingir mais de 350 km/h, superando seus antepassados. Em 2006, outros modelos da GM foram para o deserto de sal com pinturas inspiradas no So-Cal.
Modelo da GM apresentado no SEMA em 2003...
...ao lado da versão antiga.
GM So-Cal em Bonneville em 2005...
...e em 2006, com outro hot rod, o cross-over HHR e o sedã Malibu.
Abaixo um video de um modelo de Belly Tank no deserto em 2009:
Nenhum comentário:
Postar um comentário