Os desenhos e filmes futuristas sempre criaram carros-conceito com tecnologias incríveis: que voam, viajavam no tempo, elétricos e muitos mais. Mas o que esse belo sedã, com ares de cupê e station-wagon, acima tem a ver com isso?
|
Modelo de carro do futuro do desenho Os Jetsons. |
|
DeLorean DMC-12 modificado da trilogia De Volta Para o Futuro... |
|
...um dos meus carros favoritos! |
|
Protótipo da Lexus (divisão de luxo da Toyota) para o filme Minority Report. |
|
Audi do filme Eu, Robô. |
O carro em questão, chamado de Model S, é fabricado pela Tesla, empresa sediada no polo tecnológico do Vale do Silício, na Califórnia, EUA. Ele une tudo que a ficção previa, pois carrega uma família toda (5 adultos + 2 crianças), tem design exterior futurista (e interior também, com um grande tablet no centro do painel), utiliza eletricidade como fonte de energia e praticamente voa (fazendo de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos)!
A carroceria tem formas esculpidas para transmitir movimento e velocidade, segundo o chefe de design. O Model S pertence a categoria dos sedãs-cupês, recente no mundo dos carros, e que engloba outros belos modelos, como Maserati Quattroporte, BMW 640i Gran Coupé, Audi A7 e Porshe Panamera.
|
Faróis de LED reforçam a modernidade do carro. |
|
Teto Solar panorâmico, um dos opcionais do Tesla S. |
|
Linhas do S expressam movimento e velocidade. |
|
O BMW Série 6, um cupê... |
|
...ganhou mais duas portas e entrou para a categoria de sedã-cupês. |
A coluna C elevada do Tesla S permitiu a inclusão de mais um banco na traseira, característica de staton-wagons/minivans e utilitários esportivos, como Citroën Gran C4 Picasso, Chevrolet TrailBlazer e Mitshubishi Pajero. Por ficarem em sentido contrário no carro, os bancos no porta-malas garantem mais segurança para as crianças em caso de colisão frontal do veículo.
|
Formato da coluna C permitiu um amplo porta-malas... |
|
...que garantiu espaço para dois bancos reclináveis para crianças viajarem... |
|
...com conforto e segurança. |
O interior conta com muito luxo e modernidade, com uma grande tela sensível ao toque no meio do painel, que permite acessar a internet e os controles de som, GPS, ar-condicionado e outras funções.
|
Tablet no centro do painel permite ver mapas... |
|
...informações do carro... |
|
...controlar ar-condicionado e as músicas e acessar a internet. |
|
Detalhe do painel, com velocímetro, carga da bateria e outras informações. |
O motor do Tesla é movido por baterias de 85 kWh, que garantem 415 cavalos de potência e 61 kgmf de torque, na versão mais cara. Mesmo com seu peso de mais de 2 toneladas, o carro faz de 0-100 km/h em menos de 4,6 segundos. É mais rápido que seus concorrentes movidos a gasolina, como o BMW 650i (4,9 segundos) e o Maserati Quattroporte (5 segundos).
|
Baterias no assoalho garantem estabilidade. |
|
O motor pequeno garante um porta-malas frontal, igual dos antigos Fusca. |
Por conta da localização das pesadas baterias na base do carro, o Tesla ganha mais estabilidade, com baixo centro de gravidade e distribuição de peso quase idêntica entre os dois eixos.
A carga da bateria pode ser feita em tomadas de 120 ou 240V, ou nas futuras estações da marca, com 480V. Na última opção, com meia hora de carga, o carro poderá andar 250 km (rodoviário) e com carga total, cerca de 490 km. A velocidade máxima é de 210 km/h.
Carros elétricos ainda são uma realidade longe do Brasil, por isso se torna difícil comparar os preços do Telsa, que vão de 50 a 70 mil dólares, com motores de 290 a 415 cv e baterias de 40 a 85 kWh. Como parâmetro, um BMW Séria 6 custa aqui cerca de R$ 600 mil e nos EUA, cerca de US$75 mil, sem a mesma pegada ecológica.
Para outra comparação, um Nissan Leaf, um dos elétricos mais vendidos do mundo e em testes no Brasil, tem baterias de 24 kWh , custa cerca de 27 mil dólares, mas é bem menos potente e atraente.
|
Ainda em teste no Brasil, o Nissan Leaf está muito longe do Tesla S... |
|
...que é muito bonito... |
|
...mas muito... |
|
... |
|
bonito! |
Nenhum comentário:
Postar um comentário