domingo, 3 de julho de 2011

O efeito JAC J3





As montadoras “ocidentais” negam, mas os preços do hatch JAC J3 e sua versão sedã, chamada de J3 Turin, estão afetando as tabelas de preços da VW, GM, Ford e Cia. Por R$37.900,00 e R$39.900,00, respectivamente, a dupla oriental oferece direção hidráulica, trio-elétrico, ar-condicionado, air bags frontais, ABS, rodas de liga leve aro 15”, sistema de som com MP3/USB, faróis de neblina e incríveis 6 anos de garantia. O motor é um 1.3, chamado de 1.4 pela marca, a gasolina capaz de gerar 108 cv de potência e 14,1 kgmf de torque.

JAC J3 Turin

                A Ford foi a primeira a reagir, reduzindo os preços do Fiesta Rocam 1.6 na versão Class/Pulse, equipada com direção hidráulica, vidros e travas elétricas, alarme, ar-condicionado, air bags frontais, ABS, faróis de neblina e computador de bordo. Os preços para enfrentar os “olhos puxados” são idênticos, R$37.900,00 (hatch) e R$39.900,00 (sedã). O veículo é equipado com o eficiente 1.6 flex, que atinge até 107 de potência e 15,3 kgmf de torque quando abastecido com etanol. A garantia é de apenas 1 ano.

Fiesta Rocam 1.6 Class
Não sei porque, mas gosto muito desse!
Versão Sedã apresenta o melhor custo-benefício da categoria.
Detalhe das lanternas "tunadas" de fábrica.

                Depois da montadora americana, foi a vez do grupo PSA (Peugeot-Citroën) ofertar o 207 e o C3 em “condições especiais”. O modelo da Peugeot pode ser encontrado por R$33.990,00 (hatch 4 portas) e R$36.900,00 (sedã), com direção hidráulica, vidros e travas elétricas e ar-condicionado. Já o modelo da Citroën é ofertado por R$37.990,00 com os mesmos equipamentos do 207 e ainda oferece “de graça” rodas de liga leve aro 15”e bancos de couro. Nos três modelos franceses a garantia é de apenas 1 ano e o motor é o fraco (frente a concorrência) 1.4 flex de até 82 cv de potência e 12,6 kgmf de torque utilizando etanol.

Peugeot 207 modelo "2012"
207 Passion (versão sedã).
Citroën C3 2012 com destaque para o preço e o novo acabamento.

                Outra montadora francesa, a Renault também entrou na “briga” ao renovar o Sandero através de um face-lift e reduzir a tabela de preços. Por cerca de R$40.00,00 leva-se o modelo com direção hidráulica, vidros e travas elétricas, ar-condicionado, air bags frontais, ABS, 3 anos de garantia e o razoável motor 1.6 flex de até 95 cv de potência e 14,1 kgmf de torque (abastecido com etanol).

Renault Sandero 2012
Detalhes da versão "urbana" e da "aventureira" (Stepway).
Linha 2012 ganhou novo desenho nas lanternas.

A GM reduziu (e muito) os preços da linha Corsa, com apenas uma versão para o hatch (Maxx) e outra para o sedã (Premium), com preços em torno de R$34 mil e R$37 mil, respectivamente  (vale a pena pechinchar). Por esses preços, as duas configurações de carroceria são oferecidas com direção hidráulica, vidros e travas elétricas e ar-condicionado. A garantia é de apenas 1 ano e o motor é o bom 1.4 Econoflex que alcança 102 cv de potência e 13,5 kgmf de torque com etanol.

Veterano, mas jovial GM Corsa.
Hatch corresponde pelo maior mix de vendas.
Versão sedã perde cada vez mais mercado.

Nas últimas semanas a VW reduziu os preços da dupla Gol/Voyage, equipados com direção hidráulica, vidros e travas elétricas, alarme e ar-condicionado, que foram oferecidos por pouco mais de R$36 mil. Com um ano de garantia, o hatch conta com o “beberrão” motor 1.6 de 104 cv de potência e 15,6 kgmf de torque no hatch e sedã com o eficiente 1.0 de 76 cv de potência e 10,6 kgmf de torque.

Gol G5
Líder de vendas deve mudar em 2012...
...assim como sua versão sedã Voyage.

                O segmento, que inclui vários modelos em torno de R$35 mil, deve pegar fogo a partir de 2012, com os novos Peugeot 208 e Citroën C3, pequenas mudanças nos VW e a chegada da nova "fornada" oriental: o belo Hyundai i15 (projeto “HB”), o simpático novo Kia Picanto e o feioso Nissan March (ou Micra em outros mercados).

Projeção do Peugeot 208
C3 europeu, com novo design para agradar as mulheres...
....e ganhar a preferência dos homens.
Projeção do face-lift que Gol G5 deve sofrer em 2012.
Protótipo que antecipa as linhas frontais...
e traseiras do futuro Hyundai i15.
Kia Picanto que deve desembarcar no Brasil em 2012.
Nissan March lançado essa semana no Brasil.
O modelo segue o design da maioria dos Nissans...
.... a venda no país, ou seja, muito estranho!

Dentre todas as opções apresentadas, o J3 pode não ser um "negócio da China" como aparenta, já que, apesar do menor preço de compra, seguro e manutenção e da grande lista de equipamentos, o modelo não é flex, não apresenta confiabilidade, dado o pouco tempo da marca e do modelo, e ainda tem acabamento inferior aos concorrentes.
Eu optaria, e optei, pelo Fiesta 1.6, que embora não seja um destaque em nenhum quesito, apresenta um bom e econômico conjunto motor-câmbio, design interior e exterior bacana, acabamento na média e bom espaço interno, além de ser meu xodó! 

Meu Fiesta!

5 comentários:

  1. mió q tem é o fiestao sobrevivente 2 das aventuraxxxxxx

    ResponderExcluir
  2. Que belezinha os hatchzinhos!
    Senti um certo cinismo nesse 'vale a pena pechinchar' do corsinha.. Embora ele não seja meu favorito (não escondo uma quedinha pelo Rocam) ele anda que é uma beleza, tá!
    Agora a Stepway, mesmo que esse modelo 2012 tenha deixado um pouco a desejar (na minha opinião) na parte externa, ainda é minha paixãozinha. Razoável motor uma ova!

    E preciso dizer que adorei o I15 e o C3 europeu! (o modelo do Brasil parece uma bola de futebol, eca). Quando esse modelo vem pra cá? rs

    Sá, demorou pra você seguir essa área profissionalmente falando hein! hehe..
    Tá de parabéns o blog! Leio sempre... Mesmo com essa propaganda barata do fiesta ai, hahahaha.

    um Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Tiza!
    Valeu pelo apoio!
    :)

    Não é isso, mas é q ele tá barato msm, vale a pena chorar um pouquinho no preço...

    O Fiestão é o top do verão!
    E do inverno, outono...

    Como eu disse no texto, os novos modelos devem chegar em 2012...quase 2013...

    Ah, se eu for viver da renda do blog eu to lascado Tha, não paga nem o almoço no Paulo...
    Hahahahha!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Menos Samuel, bem menos vai... hahaha

    Verdade! Passei despercebida pela parte dos prováveis anos de lançamento desses modelos! rs

    E eu não quis dizer especificamente do blog! ...mas pensando assim você tem razão mesmo! hahahaha

    ResponderExcluir
  5. GOSTO É IGUAL BICICLETA, CADA UM COM O SEU!!!!

    ResponderExcluir