domingo, 29 de maio de 2011

GM Cruze Sedã e Hatch





















            Como já comentei em alguns posts, a GM trará em 2011 um de seus novos modelos globais, o Cruze. Já comercializado em países europeus, asiáticos e americanos, o sedã substituirá o Vectra, após mais de 15 anos no mercado nacional. Já o hatch, que apareceu pela primeira vez como protótipo no Salão do Automóvel de Paris em 2010, terá a missão de substituir (e melhorar as vendas) do Vectra GT.

Alguns centímetros a mais que o Vectra na largura, altura e comprimento.

            As duas variações de carroceria deverão ser equipadas com o novo motor 1.8 Ecotec 16v de 141 cv de potência e 17,9 mkgf de torque da versão argentina a gasolina. No Brasil será flex e deverá ganhar números melhores quando abastecido com etanol (em torno de 148 cv e 19 kgmf). A transmissão será manual de 5 marchas ou automática de 6 marchas.

Interior da versão americana

Mostradores com inspiração no Camaro

            O preço da versão de entrada do três-volumes deve ficar em torno de R$67 mil, com pelo menos ar-condicionado, trio elétrico, sistema de som com USB/MP3/AUX, air bag duplo e ABS, para concorrer com os veículos citados no post sobre o Hyundai Elantra.


Porta-malas do sedã é de 450 litros

            Projetado pela subsidiária australiana da GM, a Holden, o Cruze Hatch precisa de um preço mais competitivo, entre R$55 e R$ 60mil, para enfrentar a concorrência de Hyundai i30, Ford Focus Hatch, VW Golf, Citroën C4 Hatch, entre outros. 

No hatch, o porta-malas é de 400 litros

            No início os modelos serão fabricados no regime de CKD (completely knock-down), com peças vindas de fábricas da GM de outros países e montados no Brasil. Embora a produção nacional deverá começar em 2012.

Sedã deverá desembarcar no Brasil em agosto ou setembro

            Para substituir o Astra hatch, alguns sites e revistas apostam no Cruze, mas não acredito que o hatch consiga ter um preço tão baixo, já que aquele modelo é ofertado por R$45 mil. Outros apostam em um rebaixamento do Vectra sedã e hatch para substituir as mesmas versões do Astra, que eu acho ainda mais difícil, uma vez que a Chevrolet já está inclusive oferecendo a série especial de “despedida” para o desse último, chamada de Vectra Collection.

Hatch deverá chegar só em novembro ou dezembro

            Como já coloquei no post sobre a Mini Captiva, a minha opinião (e proposta) é uma versão mais potente e equipada do Ágile ou a importação do Sonic/Aveo para substituir o Astra Hatch. Para o lugar do Astra Sedã, coloco minhas fichas no Cobalt (projeto GSV).

Em relação a esse protótipo, as versão final perde alguns itens que...

poderiam ser utilizados numa versão apimentada do hatch.

            O sucesso dos modelos dependerá diretamente de seus preços e da oferta de equipamentos, já que os segmentos que atuam são muito competitivos, mas atributos e charme para concorrer, o Cruze tem de sobra.

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