O blog volta com novidades: uma série especial sobre o futuro das principais montadoras no mercado brasileiro e um test-drive do Novo Uno. Para começar, um estudo sobre os veículos da VW nos próximos 3 anos.
O Gol G4 ainda permanecerá como versão de entrada pelo menos até 2014, quando entram em vigor as novas regras de segurança impostas pelo governo brasileiro com obrigatoriedade de todos os veículos contarem com ABS e air bags. O seu substituto será o up! (assim mesmo, minúsculo) modelo apresentado como conceito no Salão de Frankfurt 2007 e que aparecerá em sua versão definitiva no mesmo salão alemão no mês que vem.
VW up!
O modelo promete revolucionar o mercado de compactos e...
...alavancar as vendas da montadora.
O modelo conta com as primeiras “pinceladas” da Italdesign, estúdio do renomado designer Giorgetto Giugiaro adquirido pelo grupo VW em 2010. Com a maiúscula e estratégica missão de ser um “novo Fusca” nas vendas e ajudar a empresa a assumir o posto de líder mundial na fabricação de automóveis, o carrinho chega as lojas européias logo após sua exibição oficial na Alemanha equipado com diversos recursos tecnológicos, como sistema start-stop (que desliga e liga o motor automaticamente em algumas situações, como paradas no semáforo), sistema de frenagem emergencial automática (evitando o risco de colisão) e prometendo rodar mais de 23 km por litro de gasolina.
Conceito Go! ...
...que deu a inspiração definitiva ao up!.
Subindo de segmento de mercado, a linha Gol G5 (Gol, Voyage e Saveiro) deve ganhar uma pequena restilização em 2012 parecida com a que sofreu o Fox, visando ganhar fôlego até a próxima geração, marcada para estrear no fim de 2014. Acho bacana cada marca ter sua identidade visual, mas a VW tem deixado seus veículos muito parecidos, a ponto do Fox, que custa R$30 mil ter praticamente a mesma “fuça” do Touareg, que custa mais de R$200 mil, perdendo justamente a identidade de cada carro, como já comentei no post sobre o Jetta. A versão do Gol com duas portas poderia aparecer também em 2012, utilizando as portas maiores vindas da Saveiro.
Projeção da frente do Gol restilizado do site Queiroz Design.
O Fox foi o primeiro VW nacional a ganhar a nova “cara” da marca em 2010 e deverá permanecer assim até 2014, assim como o Polo, que ganhou novo desenho em julho desse ano. A próxima geração de ambos será inspirada no Tex, modelo da Italdesign, apresentado junto com Go! no Salão de Genebra em março de 2011 desse ano.
Pequenas mudanças na dianteira e...
...na traseira da linha 2012 do Polo.
De origem italiana, o conceito Tex ditará o futuro dos VW Fox e Polo.
Linha laterial com vincos é tendência mundial.
Assim como no Go! e up!, lanternas traseiras incorporadas ao vidro traseiro.
Interior do conceito mantém a sobriedade típica dos VW.
O Golf, que no Brasil é uma versão melhorada da 4ª geração de 1998, deverá finalmente alinhar-se com o modelo europeu, a 7ª geração, que ganhará o mercado do velho continente até 2012, embora alguns executivos da montadora defendam a vinda do Golf VI. A nova plataforma utilizada será a mesma da próxima geração de Gol, Voyage, Saveiro, Fox e Polo e permitirá que o Golf enfrente a concorrência dos restilizados Hyundai i30 e Ford Focus e dos novos GM Cruze e Peugeot 308.
Frente do atual Golf europeu é a mesma da Jetta Variant vendida no Brasil.
Traseira do "nosso Golf 4,5" é mais bonita que essa né?
Bonita projeção do futuro Golf VII...
...que deverá ser vendido em terras brasileiras.
O Jetta deverá permanecer o mesmo até 2014, porém um novo motor é necessário justamente para dar mais fôlego ao carro nas ruas e no mercado, afinal o 2.0 de 120 cv é muito fraco frente à concorrência e o premiado 2.0 turbo de 200 cv é oferecido apenas nas versões mais caras do sedã. Diferente do Beetle, que perde o sufixo “new” e chega ao mercado nacional nos próximos anos, como já falei aqui no blog. Assim como o sedã médio, os modelos mais caros da VW, Passat, Tiguan e Touareg, receberam atualizações recentes e devem manter-se assim por pelo menos mais 2 ou 3 anos.
Passat CC europeu 2012.
Tiguan 2012 que já está a venda na Europa e deverá ser vendido aqui...
...assim como a nova geração do Touareg.
Aos fãs da marca, fica a esperança da volta das versões GTI de Gol e Golf, além da estréia do esportivo Scirocco em solo nacional.
Gol 2012 GTI em projeção do blog IDD.
A bela (e potente) versão GTI do Golf VI europeu.
Versão do Golf não aprovada nos anos 80,...
...o VW Scirocco ressurgiu em 2008 e concorreria com o Volvo C30.
Abaixo um aperitivo das versões R-line do hatch e do coupé.
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